Após 6 dias, canal é reaberto e alivia comércio internacional

Já na noite de ontem, imagens de satélite mostravam grandes navios, incluindo contêineres de carga e de animais de criação, se movendo para o sul através da parte inferior do canal. Também se viam navios começando a entrar pelo lado do mar Mediterrâneo


O gigantesco navio porta-contêineres “Ever Given”, de proporções de um arranha-céu, finalmente foi removido ontem, após seis dias, permitindo a reabertura do tráfego no Canal de Suez, no Egito.


Imagens divulgadas pelas emissoras egípcias de TV mostram o “Ever Given”, de 400 metros de comprimento e mais de 220 mil toneladas, sendo puxado por rebocadores até um lago, localizado na parte central da hidrovia, onde passará por uma inspeção.


Já na noite de ontem, imagens de satélite mostravam grandes navios, incluindo contêineres de carga e de animais de criação, se movendo para o sul através da parte inferior do canal. Também se viam navios começando a entrar pelo lado do mar Mediterrâneo.


Em mensagem postada no Twitter, o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, considerou a operação uma vitória nacional. Cerca de 12% do comércio marítimo global passa pelo Canal de Suez. Por dia, cerca de US$ 9,6 bilhões em mercadorias passam pelo canal.


Por Agências Internacionais

30/03/2021

Fonte: Valor Econômico